A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que administra o Porto de Vitória, acaba de receber da Marinha do Brasil a licença de operação para o VTMIS, sigla em inglês para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações, sistema pioneiro no País. O VTMIS do Porto de Vitória já se estava em fase de testes desde o dia 4 de setembro último, tendo passado com sucesso pela visita técnica de inspeção, realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, pelo Departamento de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).
De acordo com a Portaria nº 191/DHN, de 9 de outubro último, a Codesa recebeu, de fato, a licença de operação para fornecer informações aos navegantes cujas embarcações entrem na área de cobertura do seu sistema VTMIS. O sistema tem capacidade para cobrir a área marítima adjacente à baía de Vitoria e águas interiores, contendo a área do Porto Organizado, portos e terminais do Complexo Portuário de Tubarão e Praia Mole, seus canais de acesso, áreas internas e externas do canal de acesso, bacias de manobra áreas de espera e fundeadouros.
O sistema VTMIS é composto por uma rede de radares de última geração, sensores meteoceanográficos, câmeras de longo alcance e softwares avançados que permitem à Autoridade Portuária dispor de informações online e em tempo real da posição e situação de cada embarcação dentro da área de cobertura do sistema, proporcionando pleno auxílio à navegação, maior agilidade, confiabilidade, disponibilidade de infraestrutura portuária e de serviços correlatos, além de segurança à navegação e à vida humana no mar.
Fonte: Portogente
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 955 - Sala 1010 - Ed. Global Tower - CEP: 29050-335 - Enseada do Suá - Vitória/ES
Av. Embaixador Abelardo Bueno, n° 908, sala 171, Bloco 4
Centro Empresarial Universe Empreendimentos
Barra da Tijuca - CEP: 22775-040
Direitos Reservados a Zouain, Rizk, Colodetti & Advogados Associados ® | 2020